quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Só falta confiança!

Semana de 24 a 30 de agosto de 2015

Rosângela Palhano Ramalho[i]

Mais uma vez, caro leitor, esta coluna é portadora de más notícias. É unânime a afirmação de que 2015 e 2016 serão anos perdidos em termos de recuperação econômica. O cenário externo não está ajudando e a retirada dos estímulos fiscais internos, adotados nos anos anteriores, piorou a situação que já era ruim. Só os insensatos e Levy não conseguiram perceber que a política econômica contracionista não promoveria o tão sonhado ajuste fiscal, nem tampouco o crescimento econômico.
O setor produtivo agoniza. Paradas de produção, demissões, redução da jornada de trabalho, layoffs, férias coletivas e altos estoques, dominam a indústria automotiva. As vendas de caminhões pesados, essenciais para o transporte das riquezas do país, já caíram 61,1% em 2015, quando comparadas ao ano passado. Outro setor essencial para o acompanhamento da conjuntura, o de embalagens, também padece. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a produção de embalagens caiu 2,79% no segundo trimestre e será negativa até o final do ano, fechando com queda acumulada de 3%.
A indústria de máquinas e equipamentos agoniza. O faturamento líquido do setor caiu 7,7% em julho, comparado a julho do ano passado. A situação do setor é crítica. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as exportações caíram, no mesmo período, 26% e as importações, 23,6%. A utilização da capacidade instalada, em julho, foi de 66,6%, inferior à de 2014 quando alcançou 75,4%.
A crise chegou ao mercado de trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a geração de empregos desacelerou, pelo quinto trimestre consecutivo, crescendo apenas 0,2%, no segundo trimestre, comparada ao segundo trimestre de 2014. A taxa de desemprego cresceu, neste mesmo período, de 6,8% para 8,3%. O desemprego aumentou principalmente entre os trabalhadores mais jovens. Na faixa entre 14 e 17 anos, a taxa já é de 24,4% e, entre 18 e 24 anos, 18,6%.
Enquanto lida com as más notícias vindas da conjuntura econômica, o governo luta para salvar o ajuste fiscal e equilibrar o orçamento. Antes do fechamento da proposta de orçamento para 2016, a presidente Dilma anunciou uma reforma administrativa com corte de dez ministérios. Estão sendo estudadas algumas alternativas para equilibrar as contas públicas, e entre elas está a fusão das secretarias da Mulher, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial num único ministério, o da Cidadania. A presidente anunciou também que serão cortados 22 mil cargos comissionados.
Agora a base governista digere o anúncio da reforma e tenta proteger seus apadrinhados, enquanto a proposta de orçamento segue para o Congresso com previsão irreal de que a economia crescerá 0,5%, em 2016. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy prefere que as contas sejam controladas via cortes de despesas, mas a presidente Dilma se apressou em apelar para o aumento de receitas, apostando no retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), tentativa que, em menos de uma semana, foi totalmente rechaçada.
Em desespero, o governo busca soluções por todos os lados. Com a saída de Michel Temer da coordenação política, o ex-presidente Lula, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, articulam encontros da presidente com políticos e empresários. Um jantar no Palácio da Alvorada reuniu nomes de peso. Estiveram lá Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Cledorvino Belini (Fiat), Benjamin Steinbruch (CSN), Joesley Batista (JBS), Rubens Ometo (Cosan), Edson Bueno (Dasa) e Josué Gomes (Coteminas). Segundo Armando Monteiro, os empresários demonstraram “confiança” no Brasil e concordaram que o “diálogo” com a sociedade permitirá superar as dificuldades.
Simples assim. É a demência geral. Repetir o mantra da confiança tornou-se a única saída para o Brasil.

[i] Professora do Departamento de Economia da UFPB e pesquisadora do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. (www.progeb.blogspot.com.br) Contato: rospalhano@yahoo.com.br
Share:

Um comentário:

  1. telasmosquiteiraalphaville.com.br


    telas mosquiteira alphaville, telas mosquiteiro alphaville


    As telas mosquiteira, telas mosquiteiro garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira sp, telas mosquiteiro sp garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.

    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.
    telas mosquiteira industrial,telas mosquiteiro industrial, telas mosquiteira industria,telas mosquiteiro industria, telas mosquiteira restaurante, telas mosquiteiro restaurante,telas mosquiteira empresas, telas mosquiteiro empresas

    ResponderExcluir

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog