terça-feira, 26 de julho de 2016

A alegria que durou pouco

Semana de 18 a 24 de julho de 2016

Rosângela Palhano Ramalho[i]

A frase “Não pense em crise, trabalhe” foi proferida pelo presidente interino em seu discurso de posse e espalhada em outdoors pelos quatro cantos do país. De acordo com esta visão simplista, a crise econômica é fruto do pensamento pessimista que se espalhou devido aos “desmandos” do governo de Dilma Rousseff. Então basta cantarolar feliz, esquecer os problemas, sinalizar mudanças e arrumar as contas públicas, recuperando a “credibilidade” que logo esta fase passa.
Mas a realidade objetiva teima em se impor e os números da atividade econômica mostram que a recuperação da “confiança” dificilmente afetará a economia real. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou a Sondagem Industrial e detectou que todos os indicadores de expectativas variaram positivamente em junho. Os índices de expectativa de demanda, de exportação, de compras de matérias-primas e de emprego vêm crescendo. Mas, ressalta a CNI, embora em ritmo mais leve, “no lado real, a contração continua”. Como os estoques caíram em 1,1% e a utilização da capacidade instalada permanece em 64%, desde março de 2016, a grande dúvida é se os anseios das sondagens virarão produção efetiva. O índice de intenção de investimento subiu apenas 0,2%, em junho, e o pequeno crescimento da indústria de bens de capital parece não ser suficiente para alavancar a Formação Bruta de Capital Fixo que fechará o ano com queda entre 7% e 10%, segundo as mais recentes estimativas.
A venda de fogões, lavadoras de roupa e refrigeradores, no primeiro semestre do ano, caiu 9,8%, em volume, em relação ao primeiro semestre de 2015, segundo a Eletros. Na linha marrom, setor que inclui os televisores, a queda foi de 18,7% e entre os portáteis, o tombo das vendas foi de 19%. Em tempos de crise, as empresas continuam a tomar medidas visando reduzir custos. A Brasil Kirin, que já havia vendido uma fábrica de cerveja no Rio de Janeiro para a Ambev, está negociando a venda de duas outras unidades para a Heineken, situadas no Ceará e em Goiás. E a General Mills, fabricante americana de alimentos, fechará as fábricas de Marília e São Bernardo do Campo, em São Paulo. Serão 420 trabalhadores desempregados.
O setor de construção civil registrou, no primeiro semestre de 2016, uma queda de 11,1% na construção por metros quadrados, segundo a Tendências Consultoria. Em agosto, uma comitiva do setor chegará, com o prato na mão, ao Palácio do Planalto.
O cenário desolador que se impõe, transmite urgência às tomadas de decisão do governo Temer. O presidente interino chegou entusiasmado ao seu gabinete esta semana, comemorando o resultado da pesquisa Datafolha noticiado no sábado (16). A pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, indicou que 50% dos entrevistados preferem que Michel Temer siga na presidência até 2018. Logo, o mandatário queria lançar as medidas econômicas para suavizar a divulgação do contingenciamento do Orçamento. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, ao comentar a pesquisa do Datafolha destacou que o “rumo, o esforço, a determinação e o foco do governo, especialmente na área econômica e nas relações com o Congresso Nacional, estão propiciando que a esperança criada com a posse de Temer se converta, progressivamente, em confiança”.
Mas... Em 24 de julho, em um artigo de título “A Folha errou e persistiu no erro”, a ombudsman da Folha de São Paulo, Paula Cesarino Costa, assumiu que o jornal publicou dados incompletos sobre a pesquisa Datafolha. Na pergunta “O que é melhor para o país?” 62% dos entrevistados disseram preferir novas eleições, 19% Temer continuar, 12% o retorno de Dilma e 7% deram outras respostas. A Folha isolou os 62%, que preferiram novas eleições, e pesquisou os 38% restantes. Daí, surgiu 50% dos entrevistados que preferem Temer.
Na verdade, para 81% dos entrevistados quaisquer outras saídas à crise política são melhores que o governo Temer.
E agora? Cadê a confiança?
Alegria de interino dura pouco.

[i] Professora do Departamento de Economia da UFPB e pesquisadora do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. (www.progeb.blogspot.com.br) Contato: rospalhano@yahoo.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog