quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Adeus, 2017...


Semana de 25 a 31 de dezembro de 2017

Rosângela Palhano Ramalho [i]

Mais um ano se foi. Temos mais motivos para esquecer do que para comemorar. E, assim, como dissemos no final de 2016, possivelmente o ano que se inicia não será venturoso. Os problemas econômicos do ano que findou resumiram-se aos mesmos. A tal recuperação econômica e o desenvolvimento sustentado tão prometido, não se concretizaram. Apesar de ter declarado, em março de 2017, que “a economia deu certo num prazo recorde”, o presidente Temer viu sua constatação degringolar ladeira abaixo com o PIB fechando o terceiro trimestre em trajetória decrescente.
Na última semana do ano, os únicos bons resultados resumiram-se ao aumento das vendas de fim de ano no varejo. A Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) divulgou aumento de 6% nas vendas. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) registraram alta de 4,72% em dezembro. Segundo a Serasa Experian, as vendas se elevaram em 5,6%. E a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que 30% dos trabalhadores temporários para a época das festas de fim de ano, serão contratados pelo comércio.
Na indústria, os principais setores ainda não apresentam indícios fortes o suficiente para uma recuperação econômica. O setor de máquinas decresceu 3% em 2017 e como projeção, espera expansão entre 5% e 8% em 2018. Mas, José Velloso Dias Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), afirma que a retomada dos investimentos estará condicionada às reformas previdenciária e tributária, manutenção de taxa de juro real baixa e a retomada da oferta de crédito.
Um balde de água fria caiu sobre os defensores da famigerada Reforma Trabalhista. Ele veio do mercado de trabalho. Em novembro, primeiro mês de vigência da reforma (aquela que provocaria o milagre da multiplicação de empregos), foram encerradas 12.292 vagas. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número interrompeu uma sequência de sete altas seguidas. Por categoria, apenas o “bendito” trabalho intermitente criou empregos no total de 3.067 vagas. E por setor de atividade, só o comércio registrou saldo positivo de 68.602 vagas. A indústria fechou 29.006 vagas, os serviços, 2.972 e agricultura, 21.761 vagas. Mas, segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o fechamento de vagas não significa interrupção do processo de crescimento econômico, mas vamos encerrar 2017 com um total de zero posto formal criado.
Que grande sucesso do governo Temer! E, batendo o prego do caixão, Mário Magalhães, coordenador-geral de Cadastro, Identificação Profissional e Estudos do Ministério do Trabalho, afirmou que a chance de se ter um número levemente negativo ao final do ano é maior do que de um resultado final positivo. Mas Nogueira antes de deixar o cargo deixou a promessa de que “no fim de 2018, estaremos comemorando mais de dois milhões de empregos”. Vamos ficar de olho.
Para 2018, a maioria dos analistas está prevendo uma expansão para o PIB entre 2,5% e 3%, liderada principalmente pelo consumo e investimento. Muito mais otimista está o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que projeta crescimento de 4% para 2018. Somos bastante céticos em relação às projeções do ministro, pois desculpas já foram dadas para o fracasso das suas projeções para 2017 ao estimar crescimento de 1% para o PIB. Segundo ele, a “... média de crescimento do PIB em 2017 é de 0,5% porque caiu muito em 2016, mas o PIB marginal é bem maior”. Uma explicação que explica nada. Ainda há uma projeção do ministro a verificar: a de que o crescimento do PIB no quarto trimestre de 2017 será 2,7% quando comparado ao mesmo período de 2016.
Em meio às desculpas e diante dos cinzentos cenários que se desenham, não custa nada desejar: Feliz 2018!


[i] Professora do Departamento de Economia da UFPB e pesquisadora do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. (www.progeb.blogspot.com.br) Contato: rospalhano@yahoo.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog