quinta-feira, 1 de setembro de 2016

The Day after

Semana de 22 a 28 de agosto de 2016
Nelson Rosas Ribeiro[i]

           
O país parou. O drama do impeachment ocupou todos os espaços. Somos obrigados a suportar todo o cinismo dos políticos e infelizmente a Paraíba tem sido muito bem representada com soldados da tropa de choque do Eduardo Cunha, como o candidato a vice-prefeito de Luciano Cartaxo (Manoel Junior) e o governador cassado, hoje senador e líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, arvorando-se em porta-voz da moralidade.
 Quando esta análise chegar às mãos dos leitores o crime já estará consumado e o interino tornar-se-á efetivo. Como planejado começará suas viagens a pavonear-se como presidente do Brasil.
A traição estará completa e começaremos a ver a verdadeira cara dos democratas do novo bloco de forças no poder PMDB, PSDB, CENTRÃO (com um Bolsonaro de quebra). A segurança já está garantida com um caceteiro na justiça, um general na Segurança Interna e um comunista arrependido na Defesa. O apoio das confederações de empresários industriais, agrários e banqueiros também está consolidado e não faltará uma ampla base parlamentar. Os partidos de direita também já construíram sua ponta de lança dentro do movimento operário com a UGT e o Paulinho da Força que já se prepara para criar uma filial dentro do movimento camponês com a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Com um PT desmoralizado pelos escândalos de corrupção e os movimentos sociais debilitados e acostumados à proteção dos órgãos públicos assistiremos (com maior ou menor violência) à destruição do país e das conquistas dos trabalhadores.
As declarações e propostas já estão na mesa. Há unanimidade em relação à previdência social, à legislação trabalhista, à PEC da limitação dos gastos, a privatização de tudo o que houver para vender, além da prometida austeridade fiscal. A tempestade cairá sobre uma economia debilitada onde começam a surgir mínimos sinais de uma possibilidade de recuperação que, na opinião de todos, será lenta e sofrida.
Paira ainda sobre todas as cabeças a possibilidade do estouro de uma nova fase de crise na economia mundial. Há sinais de desaceleração nos EUA, na União Europeia, na China, Japão, etc. Os Bancos Centrais desses países, reunidos nos Estados Unidos, discutem o que fazer e como justificarem suas próprias existências, pois não conseguem descobrir novas políticas econômicas além do Quantitative Easing que têm vindo praticando sem sucesso.
Não será fácil para o novo bloco no poder, liderado por um político que começa sem legitimidade nenhuma.
Observando a economia verificamos que os sinais de recuperação ainda são muito frágeis. Os fabricantes de embalagens mostram que a queda na produção, no trimestre será de apenas 1,1%, contra 5,09%, no primeiro semestre. Alertam para a lentidão da retomada estimando que só em 2017 a produção talvez cresça 1%. Em relação ao emprego a situação é pior. Em julho, o setor formal eliminou apenas 91,6 mil vagas, mas continuará negativo até o fim do ano. Nos serviços foram fechadas 32,2 mil vagas e na construção, 17,5 mil. Sinal positivo veio do PIB paulista que cresceu 0.2%, no segundo trimestre. A inadimplência de pessoas físicas ficou estável, mas a concessão de crédito caiu fortemente, em julho, tendo o pior desempenho desde o plano real. A queda no estoque poderá chegar a dois dígitos, no final do ano. Para as pessoas jurídicas, a queda durante um ano, encerrado em julho, já foi de 10,8%. A atividade do setor imobiliário, de janeiro a julho caiu 9,2%, de acordo com o Índice da Atividade da Construção Imobiliária (IACI).
As perspectivas não são muito famosas e todos pensam que a recuperação será muito lenta e as dúvidas são muitas quando se discute quando começará. Como afirma o economista Bresser-Pereira “o fundo do poço poderá se mostrar ainda mais embaixo”.
Imaginem o que ocorrerá quando a austeridade fiscal prometida pela dupla Temer-Meirelles começar a ser implementada!

[i] Professor Emérito da UFPB e Coordenador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira; nelsonrr39@hotmail.com; (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog