quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Globalização e crise na economia


Semana de 03 a 09 de setembro de 2012


Rosângela Palhano Ramalho[i]



            Desde 2008, que a crise é assunto predominante no noticiário econômico e tem pautado a agenda de praticamente todos os governos do mundo. Estamos em 2012, e o tema está longe de ser encerrado. A globalização torna a crise cada vez mais integrada: começou nos Estados Unidos, afetou a Grécia e contaminou a Europa, comprometeu o crescimento dos emergentes e desacelerou o gigante chinês.
            A crise europeia se arrasta, e a situação econômica da Espanha vem exigindo que o Banco Central Europeu tome medidas adicionais para garantir a liquidez da região. Nos Estados Unidos, o presidente do Fed, BC americano, ressalta que só uma situação de emergência justificará um novo afrouxamento monetário. Em agosto, a produção industrial caiu pelo terceiro mês consecutivo, e as estatísticas geram dúvidas acerca da recuperação.
            No Brasil, o cenário também é incerto. As montadoras de caminhões seguem interrompendo a produção. A Mercedes-Benz paralisou as atividades em São José dos Campos. A fábrica da Ford adotará até este mês a semana curta, de quatro dias de trabalho. A Scania parou por 16 dias entre abril e julho. As dificuldades estão se estendendo para os fornecedores, que estão desempregando seus trabalhadores.
            A produção industrial cresceu apenas 0,3% em julho, comparado a junho. Este resultado só não foi negativo em 0,5% por causa dos incentivos à indústria automobilística e aos produtos da linha branca. Nos setores exportadores, a queda da produção foi mais expressiva em virtude da diminuição da procura externa. Do ponto de vista das compras externas, dados divulgados pelo IBGE apresentam um cenário preocupante: a produção doméstica vem perdendo cada vez mais espaço para as importações. No segundo trimestre de 2011, a participação, no PIB, da indústria extrativa e indústria de transformação representava 18,6% do total. Já no segundo trimestre deste ano, esta participação caiu para 17%. Em contrapartida, aumentou o peso das importações, no mesmo período, passou, de 14,2%, para 16,6%. A queda da participação da indústria no PIB justifica a queda de 0,3%da Formação Bruta de Capital Fixo nos últimos 12 meses terminados em julho.
            As más notícias não cessam. O Boletim Focus do Banco Central revisou para baixo, pela quinta vez consecutiva, a previsão de crescimento do PIB. A estimativa caiu, de 1,73%, para 1,64%. Embora o governo acredite em retomada do crescimento no segundo semestre do ano, o panorama geral reforça a descrença de que isto ocorrerá, apesar da redução dos juros, da desvalorização do câmbio e dos benefícios tributários concedidos à indústria. Pelo menos por enquanto, permanece o cenário de crise.
            Mas, no cenário local, temos uma novidade para anunciar. O PROGEB - Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira, do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, comemorará, em grande estilo, os seus 10 anos de existência. O acontecimento comemorativo terá como tema central a atual crise econômica e seus efeitos políticos, econômicos e sociais no Brasil e no mundo, e em particular, na União Europeia. O evento internacional, intitulado ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE GLOBALIZAÇÃO E CRISE NA ECONOMIA, será realizado no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, Campus I, João Pessoa, nos dias 17 a 21 de setembro de 2012. Marcarão presença no evento professores, profissionais e autoridades, de Portugal e do Brasil, com comprovado reconhecimento nas suas respectivas áreas. O Encontro inclui em sua programação a realização da Assembleia Universitária para a outorga, ao Professor Nelson Rosas Ribeiro, do título de Professor Emérito da UFPB, proposto pelo Departamento de Economia. Além disso, será lançado o livro “Questionando as teorias da dependência e da financeirização: o Brasil na encruzilhada do desenvolvimento do capitalismo”, de autoria do professor Frederico Jayme Katz.
            O PROGEB, que nasceu em 2002, dá vida à coluna semanal Análise & Conjuntura Econômica deste jornal e tem como principal objetivo estudar a evolução da economia brasileira contemporânea integrada na economia mundial. As atividades serão abertas ao público em geral e fica aqui o nosso convite. Para maiores informações, consultem os endereços: www.progeb.blogspot.com e www.facebook.com/PROGEB.


[i] Professora do Departamento de Economia da UFPB e pesquisadora do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. (www.progeb.blogspot.com)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog