terça-feira, 16 de novembro de 2010

Antes que o diabo saiba que você está morto

Semana de 01 a 07 de novembro de 2010

Não há dúvida de que o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou, deliberadamente, uma política de desvalorização competitiva do dólar. A nova tentativa de estimular a economia dos Estados Unidos, através da compra de US$ 600 milhões de bônus do governo até julho de 2011 vem apenas confirmar o que muitos países temiam: uma nova rodada de desvalorização do dólar. E o temor tem suas justificativas. A principal delas é de que esta estratégia do presidente Obama, aprofundando a desvalorização do dólar, cause efeitos deletérios sobre a economia dos demais países. A título de exemplo, utilizarei o caso do Brasil, país que vem sofrendo um processo de desarticulação de suas cadeias produtivas, consequência da forte desvalorização do dólar ante o real.

O governo brasileiro, na tentativa de conter a apreciação continua do câmbio, adotou uma medida de controle de capitais que até agora se mostrou risível: aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, de 2% para 4%. A entrada de dólares no país alcançou, em outubro, o patamar de US$ 6, 917 bilhões. Este fluxo cambial do mês de outubro é o maior desde o início de 2009. Ao que parece, a política econômica do governo Lula procura enxugar gelo. De um lado, temos a SELIC, taxa básica de juros da economia, estabelecida em 10,75%, o que gera grande diferencial entre a taxa de juros interna e a taxa de juros externa, provocando uma grande entrada de capital especulativo no país. Do outro lado, o mesmo governo tenta controlar a entrada de capitais por meio de medidas inócuas: aumento do IOF e compra de dólares. De acordo com Vladimir do Vale, economista-chefe do Crédit Agricole, “teremos uma valorização de pelo menos 6,5% independentemente do que o governo faça”.

A conjuntura no setor industrial brasileiro é caótica. Com a progressiva valorização do dólar, a produção interna de Bens de Capital e Bens Intermediários está sendo substituída por importações. Um leitor mais perspicaz pode perguntar: qual a importância destes setores para a economia do país? Estes setores, que compreendem o complexo eletrônico, metal-mecânico e químico, são difusores do progresso técnico e, portanto, possuem efeitos de encadeamento sobre os demais setores da economia. Para a dinâmica de acumulação do capital industrial, a substituição da produção interna por bens importados acaba por estabelecer uma dupla dependência no país. Em primeiro lugar, para repor e expandir a capacidade produtiva, o capital industrial depende da capacidade para importar, que se subordina, por sua vez, aos preços externos. A internalização da produção de bens de capital e bens intermediários assegura endogenamente a reprodução ampliada do capital, permitindo à capacidade produtiva crescer adiante da demanda e, portanto, auto-determinandar o processo de desenvolvimento da indústria. Impedir que a reprodução ampliada do capital se desenvolva de forma endógena deixará a economia brasileira mais vulnerável às oscilações do mercado externo.

De nada vale argumentar que a atual onda de importações de bens de capital e bens intermediários são muito mais complementares da oferta interna que substitutivas dela. Para Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas, FGV, “o salto das importações está desarticulando as cadeias produtivas, uma vez que os setores estão se autodesmontando”. Ainda de acordo com Marconi, as compras ocorrem dentro de uma mesma cadeia produtiva, de modo que o aumento nas importações resulta em uma espécie de “autofagia industrial”, que desarticula toda uma cadeia de produtores. Segundo Pedro Luiz Passos, presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, IEDI, “os nossos saldos comerciais na indústria de média e alta tecnologia são alarmantemente negativos. Além da queda das exportações, estamos perdendo também mercado interno para os produtos importados”.

A superação desta situação requer que o governo remova três constrangimentos à produção interna de bens de capital e bens intermediários: i) a elevada taxa de juros, que encarece a tomada de empréstimo, ii) a existência de gargalos na infraestrutura do país, o que aumenta o custo dos bens e, iii) a política cambial que incentiva a importação de bens de capital e intermediários. Sem a remoção destes entraves veremos agravado o processo de desindustrialização atualmente em marcha.

Texto Escrito Por:
Kaio Glauber Vital da Costa: Economista, pesquisador do Progeb-Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. progeb@ccsa.ufpb.br; www.progeb.blogspot.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog