quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

“Refundar o capitalismo louco”

Semana de 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011

Nelson Rosas Ribeiro[i]

Estas são as palavras de um político de direita, o presidente da França Nicolas Sarkozy. E ele disse mais. Afirmou que “A Europa será varrida pela crise se não mudar” e que “Vivemos o maior desafio desde a nossa criação.”

Tais declarações são sintomas do pânico que continua a espalhar-se pelo mundo, e o presidente francês é acompanhado, em seus temores, por vários chefes de estado europeus, inclusive pela toda poderosa premier da Alemanha, Angela Merkel. Aliás, a concordância dos dois chefes dos maiores países europeus é de tal ordem que eles já são chamados de casal Merkozy.

A questão centra-se nas chamadas dívidas soberanas dos Estados e no desequilíbrio dos orçamentos. Ninguém consegue pagar as dívidas existentes, que são agravadas por juros elevados e continuam a aumentar diante dos desequilíbrios dos orçamentos. Mesmo as poderosas Alemanha e França têm déficits orçamentários superiores ao tolerado pela própria UE, que é de 3%. Os maiores credores dessas dívidas são os bancos europeus, o que forma um círculo vicioso. Se os estados quebram, os bancos também quebram com consequências desastrosas para todas as economias.

A novidade da semana foi a ação coordenada dos seis maiores Bancos Centrais do mundo, Inglaterra, Canadá, Japão, Suíça e Banco Central Europeu, capitaneados pelo Federal Reserve (Fed), Banco Central dos EUA, com o objetivo de aumentar a liquidez dos mercados. O Fed, mais uma vez, despejou dólares em abundância pelo mundo afora. O berreiro pela falta de liquidez volta-se agora para a União Européia e o “mercado” começa a clamar pelo derrame de euros por parte do BCE. Os especuladores financeiros estão desesperados e famintos e dizem que o derrame feito mal dará para uma semana de alívio.

A OCDE, considerando a zona do euro já em recessão, pressiona o BCE para reduzir as taxas de juros e comprar os bônus dos governos falidos do PIIGS. Paris e Berlim retraem-se e chantageiam com a necessidade de controle sobre os orçamentos dos perdulários propondo um organismo supranacional para regular a política fiscal dos demais. É isto que se entende por “refundar” a UE.

Mas, o problema não se limita às fronteiras da Europa. A economia da Índia desacelera, tendo o pior desempenho desde 2009, e a produção industrial do gigante chinês contraiu-se, em novembro, pela primeira vez em três anos, o que já motivou uma intervenção do BC do país. Os apertos fiscais generalizados por todo o mundo, como era de se esperar, estão provocando protestos que tendem a se intensificar nos próximos tempos. Preparemo-nos para a quebradeira.

A economia dos EUA conseguiu manter-se estável, mas apresentou uma novidade: a poderosa American Airlines teve o pedido de concordata aceito pela justiça.

Por estes brasis, afinal a ficha caiu: a desaceleração da economia tornou-se fato público e comenta-se que é maior do que se esperava. A equipe do ministro Mantega entrou em campo jogando pesado, desta vez fazendo parelha com o BC. A taxa de referência Selic, na reunião do Copom da quarta feira, foi reduzida em 0,5%, caindo para 11%, ainda a maior do mundo. Mas no fim de semana foi a vez das medidas macroprudenciais. O pânico tomou posse do governo diante da possibilidade de um crescimento do PIB inferior a 3% este ano, e um crescimento inferior a 2,5% em 2012, ano de eleições. A presidente Dilma não gostou e pediu providências. Depois de ter, o país, crescido 7% em 2010, não quer ser a presidente dos 2,5%, nos dois primeiros anos de mandato. O pacote de bondades, além da queda da Selic, incluiu redução de impostos sobre os produtos da linha branca e alguns alimentícios, devolução de impostos aos exportadores, aumento de crédito ao consumo e para a habitação popular, redução de IOF para aplicações de estrangeiros, etc.

E tudo isto ocorre enquanto a petrolífera Chevron (que derramou petróleo no mar) produz clandestinamente gás venenoso em um dos seus poços, e Fernandinho Beiramar, com base em um presídio de segurança máxima, fatura R$ 61,8 milhões com seus lucrativos negócios.



[i] Professor do departamento de Economia, Coordenador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog