O Professor Lucas Milanez escreveu um artigo intitulado "Neoliberalismo e disciplina fiscal no Brasil" para o portal WSCOM.
"A ciência econômica, como toda ciência social, apresenta um conjunto diverso de teorias que explicam a realidade. Dentre elas, existem as que admitem que o sistema econômico atual, o capitalismo, sofreu profundas transformações na década de 1970. Uma das características materiais que emergiu no período, e que corresponde a um dos seus traços basilares, é a mundialização de dois elementos essenciais à dinâmica econômica: os processos de produção de mercadorias e de financeirização da economia.
A mundialização da produção corresponde à participação de diversos países nas fases de idealização, produção, venda e/ou consumo de mercadorias e pode ser vista, dentre outras formas, através das cadeias globais de valor. Por sua vez, a financeirização deve ser subdividida em dois aspectos. O primeiro é a transformação de empresas que atuavam em um ramo específico, mas passaram a reunir atividades industriais, comerciais e, principalmente, bancárias (os exemplos mais evidentes são as montadoras de veículos, que, além de produzi-los, os financiam através dos seus próprios bancos). O segundo é o uso de dinheiro temporariamente ocioso (fundos de reserva e amortização, poupanças pessoais, etc.) em aplicações financeiras (mercado de ações, títulos públicos, etc.)..."
0 comentários:
Postar um comentário