quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Economia: uma questão de confiança



Semana de 02 a 08 de setembro de 2013


Nelson Rosas Ribeiro[i]



Reuniu-se o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC) e, como todos esperavam, elevou a taxa de juros de referência (Selic), que agora passou a 9% ao ano. A justificativa foi a mesma: a ameaça da inflação que continua “resiliente”.
O BC pensa que, assumindo uma posição mais dura, voltará a adquirir a “confiança” dos agentes econômicos, pois, a teimosia da inflação se deve a uma questão subjetiva, às expectativas decorrentes da falta de confiança.
Em abril, o BC elevou em 0,25% a taxa, mas a credibilidade não aumentou: a inflação continuou. O BC passou a aprovar aumentos de 0,5% por reunião e, ao que parece, de nada tem adiantado, pois, agora, as expectativas da inflação passaram de 5,56% para 6,12%, segundo o Boletim Focus do próprio BC.
Mas não é só o BC que está desacreditado. A política fiscal do governo também. Ninguém acredita que será mantido o percentual de 2,3% do PIB para o superávit primário, sacrifício considerado necessário para pacificar o mercado. Apesar de tudo, este bajulado mercado anda furioso com o Copom, agora por conta dos termos brandos (dovish) com que alguns problemas foram tratados na ata divulgada. Por exemplo, a afirmação de que “a política fiscal caminha para a neutralidade”. Mesmo com o juramento do BC de continuar subindo a Selic ao ritmo de 0,5% o mercado anda trombudo.
E não fica por aí. A política cambial também não merece crédito. Ninguém sabe quanto estará o dólar no dia de amanhã. Segundo os analistas toda esta tragédia é fruto de um “desastroso gerenciamento das expectativas”. Tudo se resume a uma questão de expectativas, de credibilidade.
Vejam os leitores, o tamanho do subjetivismo dos comentaristas e analistas econômicos. Todos os problemas que abalam a humanidade são resultado do sentimento otimista ou pessimista das pessoas. A realidade objetiva não existe. Tudo se move graças aos sentimentos, aspirações, sensações.
Podemos colocar boa parte da culpa por este estado de coisas nos economistas com suas teorias subjetivas carregadas de ideologia, que os levam a crer que economista engana capitalista. Esquecem a sábia lição de Keynes sobre o “instinto selvagem” que orienta as decisões dos empresários, ou a de Marx quando considera que os capitalistas são personificadores do capital e que agem inconscientemente sob seu comando.
A realidade é bem outra. É ela que cria as perspectivas. É o movimento objetivo das forças econômicas que provocam o surgimento das ideias na cabeça dos homens.
As dificuldades que abalam a economia e o governo Dilma baseiam-se em fatores objetivos.
Em primeiro lugar o início da recuperação da economia mundial, particularmente dos EUA está criando uma reordenamento dos fluxos de capitais rumo aos países desenvolvidos. A hora do dinheiro fácil para os emergentes passou e quem apostou na especulação financeira está quebrando a cara.
Em segundo lugar o descontrole sobre a inflação que, ao contrário do que a ideologia econômica dominante pensa, nada tem a ver com a lei da oferta e da procura, ou melhor, com o excesso de demanda. Este diagnóstico furado leva ao uso do remédio do juro objetivando reprimir a demanda. Não se lembram que, com juros altos, ninguém pede empréstimos para consumir ou investir. Deste modo, sem investimentos reduz-se a oferta piorando a situação de desequilíbrio. E enquanto servem ao capital financeiro enchendo o bolso dos banqueiros esquecem três grandes forças geradoras do fenômeno. Em primeiro lugar os preços externos das commodities que, como a abertura da economia afetam a maior parte da produção nacional. Em segundo lugar a existência dos monopólios dentro do país que manipulam os preços reajustando suas margens de lucro sempre que o desejam. E em terceiro lugar os preços administrados através dos quais o governo garante boa remuneração às empresas concessionárias sem preocupação de novos investimentos. Os juros não afetam nenhuma dessas fontes apenas esmagam a produção nacional e privilegiam a especulação financeira, o que ocorre neste momento. Com efeito, a produção industrial caiu 2% em julho, em relação a junho e há dados sobre a desaceleração no terceiro trimestre em relação ao segundo. A confiança da indústria já chegou ao pior nível desde 2009.
Corremos o risco de caminhar para o pior dos mundos: inflação com estagnação, ou seja, ela estaria de volta, a estagflação.


[i] Professor Emérito da UFPB e Coordenador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog