quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ambiente tumultuado em período de eleições



Semana de 19 a 25 de maio de 2014

Nelson Rosas Ribeiro[i]

As notícias da semana continuam a confirmar as tendências que temos acompanhado em nossas análises. A economia dos EUA arrasta-se mantendo os temores do Federal Reserve (Fed), Banco Central americano, que não eleva as taxas de juros, embora mantenha o “tapering” (compra de títulos podres ao ritmo de US$ 10 bilhões ao mês). A situação na União Europeia (UE) piora obrigando a adoção de um afrouxamento monetário (Quantitative Easing – QE) pelo Banco Central Europeu (BCE), o que é esperado a qualquer momento. A crise da Ucrânia, que está longe de encontrar uma solução, apesar da recente eleição do novo presidente, o “rei do chocolate”, continua a ser um agravante. Acrescente-se ainda o acordo Rússia – China que criou uma boa saída para o gás russo e estreitou os laços sino-russos, para infelicidade dos EUA e de sua política no pacífico.
Sem grandes esperanças de uma forte retomada da economia mundial, a situação do Brasil se agrava. A desaceleração do setor automotivo continua. No primeiro quadrimestre do ano a produção caiu 12% e as vendas 5%. A capacidade ociosa chegou aos 30% e os estoques estão no maior nível desde 2008. O mercado doméstico está saturado e o mercado externo oferece poucas possibilidades. As exportações para a Argentina, que representam 80% do total, caíram 26,2%. Para o México, a queda foi de 66% e para a Venezuela foi ainda pior.
A desaceleração estende-se a outros setores. De acordo com a “Sondagem Industrial” divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de produção industrial ficou em 47,3 pontos, em abril, ante 48,8 pontos em março. Neste índice, que vai de zero a 100, valores abaixo de 50 representam queda na produção em relação ao mês anterior. Em maio, a utilização da capacidade instalada foi 71% e, mesmo assim, os estoques cresceram. Em relação aos trabalhadores empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cagede), pela primeira, vez desde 2001, a indústria demitiu empregados em abril tendo reduzido 3,4 mil vagas de empregos formais.
Esta situação reflete-se no índice de confiança dos empresários. Segundo a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,2% em relação a abril, atingindo 48 pontos, o segundo menor da série histórica iniciada em 1999. Isto foi observado em todos os segmentos e tamanhos das empresas. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre – FGV), em seu Boletim Macro que publica o Índice de Confiança Empresarial, este índice recuou 2,7%, em relação a março. É a maior queda desde 2008. Todos os setores encontram-se na pior situação dos últimos quatro anos. Entre os 72 segmentos estudados a perda de confiança atingiu 77% deles. Segundo Silvia Matos, coordenadora técnica do boletim, isto é consequência do cenário de baixo crescimento, desaceleração do mercado de trabalho, aumento da inflação e da possibilidade de racionamento de energia. Para o Índice de Confiança de Investimento, também calculado pela FGV, que inclui os setores ligados a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), a queda foi de 6,7%, entre março e abril.
É com este pano de fundo que vai ser realizada na quarta-feira 28, a reunião do Copom, órgão do BC. Quando este artigo chegar às mãos dos leitores a reunião já terá sido realizada e, o que é esperado, decidido: o Copom manterá a atual taxa Selic que é de 11%, assunto que comentaremos em nossa próxima análise.
Como vemos, tanto do ponto de vista objetivo, quanto subjetivo, a situação não é das mais animadoras. Em tal ambiente adverso se vem desenvolvendo a campanha política para as próximas eleições. O que não tem faltado é combustível para a batalha. Desde os escândalos e casos de corrupção que se sucedem e, que o governo tenta toscamente abafar, até os problemas de má gestão de alguns setores. É o caso, por exemplo, do PAC–2, menina dos olhos do governo. Além do atraso de todas as obras, de dezembro de 2010 para cá o orçamento previsto sofreu aumento de R$42,7 bilhões (32,4%).
Este ambiente tumultuado tem sido o caldo de cultura para a gestação das lutas sociais que explodem a cada dia e esta é a realidade que a presidente Dilma terá de enfrentar em sua campanha para a reeleição.


[i] Professor Emérito da UFPB e Coordenador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog