quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A espera de um milagre

Semana de 03 a 09 de agosto de 2015

Raphael Correia Lima Alves de Sena[i]

Com a avaliação de que a presidente Dilma Rousseff perde as condições para governar o país, Michel Temer, vice-presidente, passa a ser, na visão de líderes políticos, a última garantia de governabilidade. A transição negociada já é a principal solução encontrada para abreviar a saída do governo eleito no ano passado. A tônica dos protestos marcados para o dia 16 de agosto continuará sendo o processo de impeachment e o movimento por novas eleições que tem sido encabeçado, principalmente, por aliados do senador Aécio Neves (PSDB). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), continua com seus atritos como o poder Executivo. Além da briga com Rodrigo Janot, procurador-geral da República, o novo alvo do peemedebista é o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams.
            Nos últimos dias, os resultados econômicos vêm perdendo espaço para a crise política e o possível afastamento da presidente Dilma. Até mesmo jornais especializados em economia têm dado mais atenção ao desenrolar das discussões em Brasília. Mesmo assim, alguns resultados, nada animadores, foram divulgados. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,62% em julho, maior taxa para o mês, desde 2004. No ano, o acumulado é de 6,83%, enquanto que nos últimos doze meses a inflação brasileira avançou 9,56%. Já a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do IBGE voltou a recuar em junho e caiu 6,3% no semestre. O índice mostrou redução de 0,3% frente a maio e de 3,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As montadoras de veículos tiveram queda de 14,9% na produção, em julho. A Marcopolo, fabricante de carrocerias, manterá a redução de jornada por mais três meses. A Volkswagen renegociou acordo de reajuste salarial e congelou os salários dos operários, em Taubaté. O índice de inadimplência da indústria de componentes automotivos cresceu 32,6%, em comparação a igual período do ano passado.
            Não faltam críticas ao ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e endossado pela presidente Dilma. Para o economista da Unicamp, Pedro Paulo Zahluth Bastos, o governo “não tem como fazer o ajuste que eles haviam imaginado. Os cortes que eles fizeram e continuam fazendo já são maiores do que era previsto e não houve reversão. Ajuste fiscal em meio à desaceleração é contraproducente. O que eles fizeram foi um desajuste fiscal.” e complementa, dizendo que “se a dívida pública for aumentar, é melhor que aumente por um programa de gastos que tire a economia da recessão, do que por um programa de corte de gastos que produza uma recessão”.
            No que concerne à política monetária, a expectativa era a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). A questão central era a utilização ou não do termo “vigilante”, o principal protagonista da decisão. As apostas do mercado financeiro se concentravam na sua aparição, pois indicaria uma política monetária mais dura. Não demorou a tardar e “vigilância” apareceu, o que na linguagem “bancocentralez” é traduzido como a existência de uma possibilidade de nova elevação da Selic. Na visão de analistas do mercado financeiro, o BC apontou o fim de alta do juro, mas continua “vigilante” (obviamente) e preparado para responder a qualquer percalço apresentado pela taxa de inflação.
                        Para concluir, vale a pena apresentar alguns contrassensos do atual momento político brasileiro. Dos 27 senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que irão votar a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, 13 deles possuem inquérito aberto pelo próprio procurador. O relator da CPI do BNDES na Câmara, José Rocha (PR), teve 69% de todo o dinheiro utilizado em sua campanha doado por quatro empresas que deveriam ser investigadas. José Dirceu, um dos principais nomes do PT foi preso, mais uma vez, com a suspeita de ter continuado recebendo dinheiro ilegal enquanto já cumpria pena por ter sido condenado no escândalo do Mensalão.
            E, por fim, sai Lula, entra João Santana. O marqueteiro do PT é, atualmente, a principal esperança do Partido. Sua grande missão no momento é convencer a todos que as coisas vão melhorar.
            Na falta de ações concretas pelos líderes do partido, vale apelar para todos os possíveis salvadores e continuar a “espera de um milagre”.



[i]Advogado e Pesquisador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).
Share:

3 comentários:

  1. Análise informativa, serena, imparcial e muito bem escrita. Parabéns PROGEB! Parabéns Rafael!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não me identifiquei. Sou Elivan Rosas Ribeiro.

    ResponderExcluir

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog