terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Notícias da China

Semana de 04 a 10 de janeiro de 2015

Raphael Correia Lima Alves de Sena[i]

A China assustou o mercado global nos primeiros dias de janeiro. A divulgação de um índice da atividade manufatureira do país, mostrando uma queda pelo décimo mês consecutivo, provocou um declínio brusco das bolsas chinesas. A derrubada das ações, juntamente com a desvalorização do Yuan, abalaram os centros financeiros internacionais. As cotações do minério de ferro e do petróleo foram, mais uma vez, pressionadas para baixo, atingindo um dos menores preços dos últimos anos. No Brasil, o dólar ultrapassou a barreira dos quatro reais e a Bovespa seguiu o baque ocorrido do outro lado do mundo. A percepção de que o crescimento chinês está desacelerando mais do que era previsto, está provocando uma tensão generalizada.
Se não bastasse o pífio desempenho da economia brasileira, o setor externo, impulsionado, principalmente, pela China, não se apresenta como uma fonte de esperança para a recuperação brasileira. Mesmo com o resultado positivo da balança comercial no ano passado, a baixa das cotações das commodities vem dificultando o saldo das exportações nacionais. O que poderia ser visto como uma alternativa à crise econômica encontra-se cada vez mais distante.
Internamente, os resultados do sombrio ano de 2015 começam a aparecer. A produção industrial apresentou no acumulado de 12 meses queda de 7,7%, em novembro. O destaque negativo é da indústria de bens de capital, com contração de 24,1%. A redução da participação dos bens de capital nacionais já era apontada por estudos do Progeb desde o início da década passada e vem acentuando-se cada vez mais. No setor automobilístico houve uma diminuição da produção de 26,6%, em relação ao ano de 2014, maior tombo em 28 anos. Foram fechadas 1.047 concessionárias e cerca de 32 mil postos de trabalhos foram eliminados. Já a inflação, medida pelo IPCA, encerrou o ano passado com alta de 10,67%, maior taxa desde 2002. Os preços administrados tiveram avanço de 18,08%, com a eletricidade e gasolina subindo 51% e 20,1%, respectivamente.
 Algumas medidas para “reativar” a economia começam a ser ensaiadas pelo governo e pelo setor privado. Novamente, o alvo passa a ser o setor habitacional e o automobilístico. No que concerne à construção civil, o governo estuda a possibilidade de utilizar os valores pagos aos bancos estatais e ao FGTS, com o intuito de quitar as “pedaladas”, para criar novas linhas de crédito. Como o impacto fiscal já ocorreu no ano de 2014, essa situação não iria, inicialmente, ter efeito sobre a as contas públicas no corrente ano. Já o setor automobilístico analisa a criação de um plano de renovação de frota. A ideia é retirar de circulação os carros de passeio com mais de 15 anos e os caminhões com mais de 30 anos. Esses automóveis seriam transformados em sucatas e seus proprietários receberiam uma carta de crédito para a obtenção de um novo veículo. Essa situação ainda é discutida entre a Fenabrave, entidade que representa o setor, e o Ministério do Desenvolvimento.
No que se refere ao ajuste das contas públicas, o Planalto continua a mirar a Previdência Social. Considerando que as suas contas são sistematicamente deficitárias a ideia é elevar a idade mínima de aposentadoria. Vale ressaltar que a Previdência brasileira possui uma característica muito especial. Com a criação da Previdência rural, pós-Constituição de 1988, o sistema de aposentadoria brasileiro passa a suportar o custo de uma medida de assistencialismo. Nessa situação, na qual parte dos beneficiários não realizaram nenhum tipo de contribuição, apresenta-se, de fato, como um tipo de Assistência Social, comparado ao Bolsa Família. Assim, a Previdência urbana, sistematicamente superavitária, possui a difícil tarefa de arcar com uma irresponsabilidade legislativa de manter um auxílio governamental. Nesse caso, se houvesse uma separação, a Previdência, pelo menos inicialmente, não se encontraria com necessidade de correção.
Enquanto isso, os delatores da operação Lava-Jato continuam a complicar cada vez mais o governo e a oposição. Os últimos nomes a aparecerem foram o de Jaques Wagner (PT), ministro-chefe da Casa Civil e Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB. Ainda foi apontada a distribuição de propina no governo FHC.
Fevereiro promete!

[i]Advogado e Pesquisador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog