sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A Crise Econômica: uma visão marxista

É com prazer que divulgamos aos leitores deste blog o livro do professor Nelson Rosas Ribeiro, denominado "A Crise Econômica: uma visão marxista". A seguir disponibilizamos uma breve resenha sobre o conteúdo do livro:

O fenômeno da crise econômica, também conhecido como ciclo econômico, ciclo de Juglar ou crise cíclica de superprodução, vem atingindo a economia capitalista há mais de um século. Inicialmente manifestando-se como crises parciais, foi se generalizando até assumir a forma atual de crises gerais que atingem toda a economia mundial.
Embora tenha uma regularidade quase decenal, a crise tem sido escondida e escamoteada por algumas correntes do pensamento econômico incapazes de explicá-la. Uma outra tendência observada é a tentativa de explicá-la por razões casuais ou acidentais; daí se falar em crise do petróleo, crise das torres gêmeas e agora crise do mercado imobiliário americano.
Este livro, partindo das formulações de Marx, procura construir uma teoria capaz de explicar as crises, caracterizadas como crises cíclicas de superprodução, por causas que estão nas leis gerais que regem a economia capitalista e, portanto, inerentes ao sistema.



Aos interessados na aquisição do livro segue o email do PROGEB:

progeb@ccsa.ufpb.br



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog