quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Economia e política

Semana de 30 de novembro a 06 de dezembro

Nelson Rosas Ribeiro[i]


Enquanto a crise econômica segue seu curso normal, agravando-se cada vez mais, os acontecimentos políticos desencadeiam-se a uma velocidade espantosa, roubando a cena. Não se consegue prever o que poderá ocorrer no momento seguinte, após a prisão do senador Delcídio, da abertura do processo de impeachment da presidente, por um dos deputados mais corruptos do país, que continua, apesar disso, na presidência da Câmara, sendo, portanto a terceira pessoa na linha da sucessão. E continua ele mesmo, a comandar o processo que implica na sua própria cassação. É um paradoxo digno de um país desmoralizado. E nós apenas podemos assistir impotentes as manobras mais escusas utilizadas por este bandido para impedir sua queda e derrubar a presidente.
A histeria antipetista, alimentada pela total ignorância sobre os processos econômicos, atinge o nível da irracionalidade e coloca no mesmo saco partidos que se dizem democráticos, como os tucanos e o PPS e animais como os bolsonaros da vida e todos os tipos de torturadores e militares saudosos da ditadura. E não me venham com esta conversa fiada de luta contra a corrupção, pois “se gritar pega ladrão... ”.  
O circo está montado e o congresso dirigido por dois processados pela justiça virou um balcão de compra e venda de votos. A política domina a economia e neste ambiente, o país está paralisado. A situação econômica deve deteriorar-se ainda mais. Não é por outra razão que o PSDB tenta a manobra suja de manter o impasse até fevereiro apelando para o recesso do legislativo.
A situação internacional não traz grandes novidades. Apenas a ameaça de que o Banco Central americano (Fed) provavelmente começará a elevação dos juros nos EUA. Por outro lado o Banco Central Europeu (BCE) decepcionou o “mercado” quando não aumentou sua Quantitative Easing (QE) limitando-se apenas a manter a compra mensal de 60 milhões de euros de títulos até setembro de 2016 e cortar a taxa de depósitos em 10 pontos base.
A elevação dos juros pelo Fed, no entanto, terá consequências para a economia brasileira contribuindo para o agravamento da situação que continua a deteriorar-se. O setor automotivo, depois de perder 25% das vendas em 2015, em comparação com 2014, prevê novos tombos na produção. Caem os empregos e as horas trabalhadas na indústria e no comércio, aumenta a ociosidade da capacidade instalada, em novembro, para 74,6%. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre – FGV) afirma que, em 12 meses, até setembro, os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), caíram 7,3% e os investimentos em máquinas e equipamentos tiveram uma redução de 23%. A situação é ainda mais desanimadora quando se observa que o crédito bancário se reduziu 0,1%, em outubro, confirmando a tendência de desaceleração observada anteriormente e particularmente dos bancos públicos que, de uma taxa anual de expansão de 40%, em 2008, caiu para 12,5% agora, em novembro.
A divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central lançou ainda mais água na fervura ao ameaçar com mais elevação da taxa Selic, na reunião de janeiro. E para não restar dúvidas o diretor de Assuntos Internacionais Tony Volpon, que votou por uma alta da taxa na reunião passada, vociferou em uma declaração que o banco tem de dar uma resposta “contundente e tempestiva” como melhor forma de retomar o “processo de reancoragem das expectativas”.
No meio de toda esta confusão 19 entidades empresariais entre as quais a CNI, Abimaq, Abit, Sindipeças, Sinicon, etc., reuniram-se com as seis centrais sindicais nacionais (CUT, CSB, CTB, NCST, UGT e Força Sindical) e aprovaram um documento com sete diretrizes para promover o desenvolvimento e com críticas a financeirização da economia e à política do ministro Levy. Só a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) não assinou.

[i] Professor Emérito da UFPB e Coordenador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira; nelsonrr39@hotmail.com; (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog