terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PIB cai, inflação sobe... BACEN tem a solução

Semana de 07 a 13 de dezembro de 2015

Rosângela Palhano Ramalho[i]

Caro leitor, a economia mundial e a brasileira continuam sem rumo. A crise se alastra e qualquer sinal de recuperação suscita dúvidas. Todas as soluções mágicas dos economistas para resolver os problemas econômicos atuais continuam sem provocar os efeitos esperados. O Banco Central Europeu lançou mais uma: reduziu de -0,2% para -0,3% a taxa de juros das reservas que os bancos comerciais guardam em seu cofre. É uma tentativa desesperada para que as instituições lancem o dinheiro em circulação.
No Brasil, o PIB do terceiro trimestre caiu 1,7%, comparado ao segundo trimestre. A atividade agropecuária recuou 2,4%, a industrial caiu 1,3% e os serviços, 1%. O consumo das famílias desabou em 1,5% e a formação bruta de capital fixo caiu em 4%. Os indicadores mais importantes da atividade econômica mostram queda da demanda e da oferta, com os consumidores adquirindo menos e as empresas ofertando menos. Por mais incrível que possa parecer, muitos tratam a queda generalizada como uma surpresa. Mas em meio a um ajuste fiscal, taxas de juros altas e crise política que só se agrava, há apenas uma certeza, a de que a situação ainda vai piorar muito.
Não há sinal de retomada dos investimentos. O Indicador de Intenção de Investimentos da Indústria da Fundação Getulio Vargas (FGV) apurou queda de sete pontos, no quarto trimestre de 2015, comparado ao trimestre anterior. O Indicador de Custos Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aumentou 2,9%, no terceiro trimestre, em relação ao segundo. De acordo com a instituição, a alta dos custos tem sido superior ao aumento dos preços dos produtos, o que sugere um menor lucro para as empresas.
O final de ano para o setor industrial será negro. A Mitsubishi, que já havia dado férias coletivas em julho e outubro, resolveu parar por cinco semanas, a partir de 14 de dezembro, em virtude da queda das vendas de automóveis. A Honda, que domina o mercado brasileiro de motocicletas, dará férias coletivas de 18 dias a partir de 21 de dezembro. No acumulado do ano, a produção de motos caiu 15%. A LG demitiu 453 trabalhadores na fábrica de Taubaté. O número soma-se as 285 vagas que já foram cortadas este ano pela empresa por causa da queda da demanda.
O indicador de inflação piorou. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou de 0,82%, em outubro, para 1,01%, em novembro. Foi maior que o esperado, com destaque para a alta do preço dos alimentos. Segundo o IBGE, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 10,48%, em novembro, e o IPCA deve encerrar o ano com alta superior a 10,5%. Para as famílias que recebem até 2,5 salários mínimos, a alta da inflação, em novembro, foi de 1,06%. No acumulado, estas famílias, afetadas pelo aumento das tarifas e dos preços dos alimentos, pagaram 11,2% a mais em seu consumo. Mas o Banco Central tem a “solução perfeita” para o problema. As recentes declarações de seus dirigentes indicam que na próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), a taxa de juros irá aumentar, mesmo com a atividade econômica e o consumo descendo ladeira abaixo.
Com o agravamento da situação econômica e política, o governo agora teme que as onipotentes agências de risco rebaixem a nota de investimento do Brasil. A Fitch pode retirar o selo de bom pagador do país até o próximo mês e a Moody’s decidirá em três meses.
E assim, o governo deve encerrar 2015. Refém da falta de crescimento interno e mundial, refém da alta inflação, das agências de risco e o pior, refém de um Congresso Nacional altamente corrompido.
Pior vai ficar!

[i] Professora do Departamento de Economia da UFPB e pesquisadora do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira. (www.progeb.blogspot.com.br) Contato: rospalhano@yahoo.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog