quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Previsões e realidade


Semana de 17 a 23 de dezembro de 2012


Eric Gil Dantas [i]




Chegamos aos 45 minutos do segundo tempo. Esta é a última análise a ser publicada, em 2012, e já podemos tirar algumas conclusões sobre este ano tão difícil para a economia mundial e para o Brasil.
A primeira conclusão é sobre a confiabilidade das previsões do nosso governo acerca da economia. O Boletim Focus, do Banco Central do Brasil, faz a sua previsão final para o ano de 2012: o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será apenas de 1%. No início do ano esta previsão era 3,3% (ainda bem abaixo dos 4,5% cantados pelo Ministério da Fazenda). Segundo a coluna do Clóvis Rossi, neste último domingo na Folha de São Paulo, a diferença de 2,3% de crescimento do PIB equivale a R$118 bilhões, em dinheiro. Um erro bastante considerável.
Mas o governo já começa a dizer que, em 2013, darão um jeito na economia. Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, explica que o baixo crescimento do PIB, neste ano, foi consequência da “nova matriz macroeconômica”, que combina juro baixo, taxa de câmbio competitiva e uma consolidação fiscal “amigável ao investimento”. Ele ainda afirmou que o custo inicial desta nova matriz já passou, e que agora o país terá sólida base para o crescimento de longo prazo. Aguardemos.
Guido Mantega, em artigo no mesmo jornal, endossou o discurso sobre os bons tempos que estão por vir, neste ano de 2013. O ministro disse que “a era do ganho fácil e sem risco ficou para trás, apesar do choro e ranger de dentes dos poucos que se beneficiavam da situação”, mas que a “revolução” promovida pelo governo, se referindo à nova matriz, leva algum tempo para surtir efeito.
Para inverter a tendência de queda do PIB, em 2013, e desta vez garantir os prometidos 4% de crescimento, a Fazenda reforçou suas medidas de estímulo. Foi anunciada uma nova desoneração tributária, com um custo de R$6,8 bilhões. As medidas são: mais uma prorrogação do IPI reduzido para o setor automotivo, linha branca e móveis e do Reintegra (programa que devolve, sob a forma de crédito tributário ou dinheiro vivo, até 3% do faturamento de exportações de bens manufaturados, como compensação de impostos indiretos cobrados na cadeira produtiva) e a desoneração da folha de pagamento para um novo setor, o varejista.
A segunda conclusão é de que a crise atravessou 2012 e ainda não deu nenhum sinal de quando se encerrará.
De acordo com a ONU, o crescimento global do ano que vem será “medíocre”, de apenas 2,4%, o que será insuficiente para superar a atual crise do emprego. Para a entidade, serão necessários cinco anos até que a Europa e os EUA compensem as perdas de postos de trabalho causadas pela recessão de 2008 – 2009.
Um exemplo da ainda forte crise econômica, na Europa, são duas cidades do norte da Grécia. Por conta do corte de 60% da verba para aquecimento de escolas, todas as escolas destas cidades foram fechadas para evitar que as crianças congelassem. O país enfrentará o sexto ano consecutivo de recessão em 2013, quando a economia deverá encolher cerca de 4%, após uma contração de 6% projetada para 2012.
Mesmo na época de maiores festividades do ano, a crise não dá trégua. O consumo para este final de ano será baixo, principalmente no sul da Europa, de Lisboa a Atenas. A Comissão Europeia divulgou os dados sobre a disposição de consumo da população, que caiu nos 17 países que compõe a região do euro, de 26,9 pontos em novembro, para 26,6.
É dentro deste cenário que o Brasil terá de superar os baixos ritmos de crescimento e atingir o número pretendido pelo Ministério da Fazenda. No entanto, 2013 não parece prometer nenhuma boa surpresa para o país. A serem mantidos os prognósticos atuais, o crescimento permanecerá baixo e as economias do mundo continuarão a patinar.
            Que venha, pois, 2013!


[i] Economista e pesquisador do Progeb – Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (progeb@ccsa.ufpb.br); (www.progeb.blogspot.com).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog