terça-feira, 15 de julho de 2008

GLOBALIZAÇÃO E CRISE NA ECONOMIA BRASILEIRA

O projeto GLOBALIZAÇÃO E CRISE NA ECONOMIA BRASILEIRAé a continuação de uma linha de pesquisa desenvolvida a partir do projeto individual “A TEORIA MARXIANA DOS CICLOS” que deu origem a dois projetos PIBICS: “A teoria marxiana dos ciclos e sua aplicação ao caso brasileiro” (julho de 1996 – julho de 2001) e “A economia brasileira contemporânea sob o impacto da globalização e da crise” (julho de 2001 – julho de 2003).

A execução do projeto sobre o ciclo econômico criou condições para que novos estudos fossem efetuados visando a aplicação da teoria elaborada à economia brasileira. Mudou-se o enfoque da investigação colocando no centro o estudo dos movimentos da economia brasileira analisados do ponto de vista da teoria marxiana. Isso não significou que os estudos teóricos fossem abandonados. Pelo contrário, eles foram retomados e continuados. Com esse objetivo os novos projetos: “A teoria marxiana dos ciclos e sua aplicação ao caso brasileiro” e “A economia brasileira contemporânea sob o impacto da globalização e da crise”, mantiveram uma componente científica e uma componente pedagógica. Na medida em que foram sendo feitas pesquisas empíricas, nas quais a teoria elaborada era utilizada, continuaram os trabalhos de desenvolvimento da própria teoria o que obrigou à preparação de materiais teóricos e textos didáticos que tem sido utilizados nas disciplinas de Economia Política, nos cursos de graduação e pós graduação, com o objetivo de formar novos investigadores capacitados para continuar esta linha de investigação que já vem sendo objeto de atenção do responsável por este projeto, desde os trabalhos de preparação de sua tese de doutoramento intitulada “A acumulação do capital no Brasil: expansão e crise.”

Os projetos PIBIC desenvolvidos serviram de centro catalizador para todo o trabalho de pesquisa agregando, além dos estudantes bolsistas e monitores do Programa de Monitoria, estudantes da graduação e do mestrado, e professores. É com base nessa experiência que está construído o presente projeto que pretende ser uma estrutura mais ampla capaz de abrigar todo o trabalho, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, utilizando professores, estudantes de graduação e da pós-graduação e aberto para a colaboração de pessoas de outros centros, no país ou no exterior, que se integrarão em um grupo de pesquisa cujo registro já está feito no banco de dados do CNPq.

No âmbito dos projetos citados foram concluídos, três livros, seis dissertações de mestrado, sete monografias, seis textos para discussão e três textos didáticos editados pelo CME/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA e foram escritos dois papers apresentados em congressos.

Livros editados
A CRISE ECONÔMICA: UMA VISÃO MARXISTA, de autoria de Ribeiro, N.R., João Pessoa: UFPB/Editora Universitária, 2008.
O CICLO ECONÔMICO UMA VISÃO MARXIANA, edição experimental feita pelo CME-DE, de autoria de Ribeiro, N.R, que serviu como livro texto para o curso de Economia Política III.
O CAPITAL EM MOVIMENTO: CICLOS, ROTAÇÃO E REPRODUÇÃO, 4ª edição experimental feita pelo CME-DE e utilizado como livro texto nos cursos de Economia Política II.
DINHEIRO, MAIS-VALIA E ACUMULAÇÃO CAPITALISTA, 3ª edição experimental feita pelo CME, organizado por Ribeiro, N.R e utilizado como livro texto nos cursos de Economia Política I.

Dissertações de Mestrado
O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E SEUS REFLEXOS NA CONCORRÊNCIA, CAMPOS, Luis Henrique Romani , CME - UFPB, Fevereiro de 2000.
O PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO BANCO DO BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO ESTADO DA PARAÍBA, SILVA, Paulo Roberto da, CME - UFPB, 20 de Fevereiro de 2000.
O PROBLEMA DO DESEMPREGO NO ATUAL CONTEXTO DE EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO, SAITO, Anderson Issao, CME – UFPB, 21 fevereiro de 2001.
A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTA BRASILEIRA (1957-1998), REIS, Serli Vieira dos, CME - UFPB, 08 de março de 2001.
O PLANEJAMENTO ECONÔMICO NA REPÚBLICA DE CABO VERDE, NEVES, Fernando Fonseca, CME – UFPB, 4 de fevereiro de 2002.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM ANGOLA APÓS A DESCOLONIZAÇÃO, ESTEVES, Francisco Patrício, CME - UFPB, 4 de Fevereiro de 2002.
O MOVIMENTO CÍCLICO DA ECONOMIA BRASILEIRA E A INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL: 1980-2000, SILVA, Rosângela Palhano da, CME – UFPB, 2002.

Monografias
EURO – NOVA ETAPA NA INTEGRAÇÃO MUNDIAL, monografia de conclusão de curso apresentada por Aristides Nascimento Lopes Semedo à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba, e aprovada no dia 02/09/99.
A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL: OS ANOS 70 e 80, monografia de conclusão de curso apresentada por Rosângela Palhano da Silva à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba, e aprovada no dia 02/03/2000.
A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL: NOS ANOS 90, monografia apresentada por Marlene Lopes de Oliveira à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba, e aprovada no dia 02/03/2000.
O PLANO REAL: ESTABILIZAÇÃO E CRISE, monografia apresentada por Fernando Jorge Fonseca Neves à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba, e aprovada no dia 03/03/2000.
CRIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DO VALOR NO SETOR TÊXTIL: ESTUDO DO CASO DA FIAÇÃO, monografia apresentada por Jailton Chaves da Silva à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba, no dia 15/03/2000.
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E DA CRISE NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS: O CASO DE TAMBAÚZINHO, monografia de conclusão de curso apresentada por Elaine Alves Pegado à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba e aprovada no dia 05/09/2001.
O CICLO ECONÔMICO NO BRASIL NOS ANOS 90, monografia de conclusão de curso apresentada por Adonias Vidal de Medeiros Junior à Coordenação do Curso de BEconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba e aprovada no dia 03/05/2002.
A NATUREZA DO ENDIVIDAMENTO EXTERNO BRASILEIRO: OS ANOS 90, monografia de conclusão de curso apresenta por Osvaldo Cândido da Silva Filho à Coordenação do Curso de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba e aprovada no dia.

Textos elaborados
A Mais-Valia, O Dinheiro e As Formas de Organizar a Produção no Capitalismo.Textos utilizados como parte da bibliografia da disciplina de Economia Política I no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Paraíba, modificados e editados posteriormente em livro pelo CME-DE.
A crise atual: acidente ou necessidade,Ribeiro, N.R.. Texto para discussão N 139, Edição do Curso de Mestrado em Economia da UFPB, João Pessoa.
Os Valores de Troca e as Equações do Valor, Ribeiro, N.R. Texto para discussão Nº 138, Edição do Curso de Mestrado em Economia da UFPB, João Pessoa, março de 2000.
A crise? Qual crise Texto apresentado no Primeiro Encontro de Economia Clássica e Política, realizado na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1996.
A crise -Conteúdo e formas de manifestação, Ribeiro, N.R., Texto para discussão N 136, Edição do Curso de Mestrado em Economia da UFPB, João Pessoa.
O supply chain management é um rompimento com a estrutura do capitalismoRibeiro Nelson Rosas e Campos, L.H.Romani de; Texto para discussão N 150, Edição do CME, UFPB, João Pessoa. Apresentado como comunicação no IV Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Economia Política e publicado nos anais eletrônicos do encontro.
Das crises às flutuações – Ciência ou ideologia. Texto para discussão N 137, Edição do CME, UFPB, João Pessoa.
Contração, recessão, desaceleração... O retorno da crise econômicaRibeiro N.R. e Palhano, R. Texto para discussão N 245, Editado pelo CME – UFPB, João Pessoa.
O ciclo econômico nos anos 90 e a indústria de bens de capitais.Ribeiro N.Rosas e Silva, Rosângela Palhano da. Texto apresentado no V Encontro dos Economistas de Língua Portuguesa e publicado nos anais. Recife, 2004.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades

Recent Posts Widget

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog